Urticária e Angioedema

Urticária e Angioedema

A urticária é um processo dermatológico caracterizada por lesões chamadas urticas, cujo sintoma principal é o prurido. Pode vir acompanhada de angioedema, quando o edema é mais profundo, localizando-se principalmente em lábios, laringe, pálpebras, mãos e pés.  

A urticária pode ou não ocorrer por mecanismo imunológico. Em ambos os casos ocorre degranulação (ruptura) de mastócitos (células localizadas na pele) com liberação de substâncias que aumentam a permeabilidade vascular, levando ao extravasamento de líquido para o tecido subcutâneo, ocasionando o edema na pele.  

Certos medicamentos, como a morfina, relaxantes musculares e contrastes iodados e alguns alimentos, dentre eles o tomate e o morango, podem provocar diretamente a ruptura dos mastócitos, levando a um quadro de urticária por um mecanismo não alérgico.  

As principais causas da urticária podem ser:

  • Alimentos,
  • Medicamentos,
  • Veneno de “Hymenoptera” (picada de abelhas, vespas e formiga),
  • Por doenças sistêmicas,
  • Por infecções e infestações (parasitoses intestinais),  
  • Por agentes físicos como frio, calor, pressão (urticárias físicas),  
  • Outras causas.  

O diagnóstico é realizado através de uma história clinica detalhada, exame físico, testes alérgicos e exames laboratoriais.  

O tratamento dependerá do diagnóstico etiológico (causa da urticária). Para o controle das crises indica-se anti-histamínicos, corticosteróides sistêmicos em casos de maior gravidade adrenalina intramuscular. 

Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

Artigos Relacionados

Curiosidades e Informações

Mitos e Verdades

Camarão Paciente alérgico a camarão não pode fazer uso de contrastesiodado FALSO A alergia a peixe, camarão

Leia mais »