Alergia alimentar é uma resposta exagerada a uma determinada substância (alérgeno) existente nos alimentos. Pode haver comprometimento da pele do sistema gastrointestinal e/ou respiratório.
Os alimentos que desencadeiam alergia nas crianças são, principalmente, leite de vaca, ovo, soja e trigo. Nos adultos observa-se uma frequência maior de reações alérgicas a frutos do mar, nozes, castanhas, amendoim e algumas frutas. Os aditivos alimentares (corantes e outros) raramente desencadeiam reações.
O diagnóstico baseia-se em uma história clinica minuciosa e exame físico, podendo também serem realizados testes alérgicos, exames laboratoriais, dieta de exclusão do alimento suspeito e Teste de Provocação Oral. Esse último deverá ser feito em ambiente hospitalar.
O diagnóstico correto é de suma importância e deve ser excluído da alimentação apenas o alimento desencadeador dos sintomas alérgicos, evitando expor o paciente à prejuízos nutricionais.
Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.