"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."

Arthur Schopenhauer





Untitled Document

Doenças alérgicas

Dermatite Atópica

A dermatite atópica (eczema atópico) é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões em diversas regiões, acompanhada de prurido (coceira) intenso.  

A dermatite atópica pode ser desencadeada por alérgenos do ar, como ácaros presentes na poeira doméstica e epitélio de animais. Alguns alimentos também podem desencadear a dermatite atópica, sendo os principais: ovo, leite, trigo e soja.  

O diagnóstico é realizado através de exame clinico, testes alérgicos e laboratoriais.  

O tratamento consiste em:  

a) Cuidados com a pele  

O paciente com dermatite atópica apresenta a pele seca. Como prevenção dos sintomas, é aconselhável tomar banhos rápidos com água morna, sabonete umidificante e sem perfume. Deve-se evitar banhos de emersão e uso excessivo de sabonetes e buchas, sendo indicada a aplicação de um hidratante logo após o banho. Orienta-se dar preferência a roupas de algodão, evitando as de lã ou fibras sintéticas.  

b) Controle do ambiente  

Para o controle do ambiente, deve-se evitar o contato com alérgenos, principalmente poeira doméstica, fungos e substâncias irritantes como produtos químicos em geral.  

c) Medicamentos  

São utilizados corticosteróides tópicos, anti-histamínicos (antialérgicos) por via oral, inibidores da calcioneurina ("Tracolimus" e "Pimecrolimus"), entre outros.  

Antibióticos e antifúngicos são indicados na presença de infecções bacterianas e fúngicas respectivamente. Essas complicações são comuns nos pacientes alérgicos.  

Em casos que não respondem ao tratamento convencional, podem ser utilizados imunosupressores.  

d) Imunoterapia alérgeno-especifica  

Quando se identifica o alérgeno desencadeante, o tratamento imunoterápico tem apresentado resultados satisfatórios.  

 

 

Este material possui caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico ou tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

AlergiaAlergia AlimentarAlergia ao LátexAlergia a MedicamentosAlergia a Picada de InsetosAsmaDermatite AtópicaDermatite de ContatoOutras DoençasRinite AlérgicaUrticária e Angioedema

Clínica Paulista de Alergia

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 18h. Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22 - Vila Buarque - Duas quadras do Metrô República -São Paulo/SP - Tel: 55 (11) 3333-0802 / 2381 / 6295 / 3221-9784

Todos os Direitos Reservados - 2008