"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."

Arthur Schopenhauer





Untitled Document

Doenças alérgicas

Urticária e Angioedema

A urticária é um processo dermatológico caracterizada por lesões chamadas urticas, cujo sintoma principal é o prurido. Pode vir acompanhada de angioedema, quando o edema é mais profundo, localizando-se principalmente em lábios, laringe, pálpebras, mãos e pés.  

A urticária pode ou não ocorrer por mecanismo imunológico. Em ambos os casos ocorre degranulação (ruptura) de mastócitos (células localizadas na pele) com liberação de substâncias que aumentam a permeabilidade vascular, levando ao extravasamento de líquido para o tecido subcutâneo, ocasionando o edema na pele.  

Certos medicamentos, como a morfina, relaxantes musculares e contrastes iodados e alguns alimentos, dentre eles o tomate e o morango, podem provocar diretamente a ruptura dos mastócitos, levando a um quadro de urticária por um mecanismo não alérgico.  

As principais causas da urticária podem ser:  

*Alimentos,  

*Medicamentos,  

*Veneno de "Hymenoptera" (picada de abelhas, vespas e formiga),  

*Por doenças sistêmicas,  

*Por infecções e infestações (parasitoses intestinais),  

*Por agentes físicos como frio, calor, pressão (urticárias físicas),  

*Outras causas.  

O diagnóstico é realizado através de uma história clinica detalhada, exame físico, testes alérgicos e exames laboratoriais.  

O tratamento dependerá do diagnóstico etiológico (causa da urticária). Para o controle das crises indica-se anti-histamínicos, corticosteróides sistêmicos em casos de maior gravidade adrenalina intramuscular.  

 

Este material possui caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico ou de tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

AlergiaAlergia AlimentarAlergia ao LátexAlergia a MedicamentosAlergia a Picada de InsetosAsmaDermatite AtópicaDermatite de ContatoOutras DoençasRinite AlérgicaUrticária e Angioedema

Clínica Paulista de Alergia

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 18h. Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22 - Vila Buarque - Duas quadras do Metrô República -São Paulo/SP - Tel: 55 (11) 3333-0802 / 2381 / 6295 / 3221-9784

Todos os Direitos Reservados - 2008