Dermatite de Contato

Dermatite de Contato é uma resposta inflamatória na pele resultante da exposição desta à substâncias presentes no ambiente. Tais substâncias podem agir como irritantes (mecanismo não-alérgico) ou como sensibilizantes (mecanismo alérgico). Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais freqüente em adultos.

A maioria das dermatites de contato são desencadeadas por fatores irritantes como detergentes, materiais de limpeza, solventes, graxas, fezes e urina (comum em idosos e crianças pelo uso de fraldas), entre outros.

Já a dermatite de contato alérgica é uma resposta imunológica contra as substâncias alergênicas. Os exemplos mais comuns são: alergia a parafenilenodiamina (corante encontrado em tintura de cabelo, maquiagem, tintura de roupa e tatuagem, etc), sulfato de níquel (encontrado nos metais como bijuterias, pulseira de relógio, cintos, armação de óculos, etc), hidroquinona (encontrado na borracha, cosméticos usados para tirar manchas de pele, etc). Nas mulheres é comum a alergia a esmalte de unha.

O poder alergizante está relacionado ao baixo peso molecular da substância e da sua capacidade de se combinar a proteínas existentes na pele. A industrialização tem aumentado a exposição a diversos produtos químicos e poluentes, propiciando assim o aumento de casos de dermatite de contato.

O diagnóstico da dermatite de contato é realizado através da história clinica, exame físico e testes de contato, e o tratamento consiste em afastar o paciente do agente causador, bem como fazer uso de medicamentos específicos.

 

Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 8h às 18h

ENDEREÇO

Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22
(Próximo ao Metrô República)
Vila Buarque - São Paulo/SP

FALE CONOSCO

+55 (11) 3333-0802

+55 (11) 3333-2381

+55 (11) 3333-6295

+55 (11) 3221-9784

+55 (11) 98257-1840 - WhatsApp