Dermatite de Contato

Dermatite de Contato é uma resposta inflamatória na pele resultante da exposição desta à substâncias presentes no ambiente. Tais substâncias podem agir como irritantes (mecanismo não-alérgico) ou como sensibilizantes (mecanismo alérgico). Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais freqüente em adultos.

A maioria das dermatites de contato são desencadeadas por fatores irritantes como detergentes, materiais de limpeza, solventes, graxas, fezes e urina (comum em idosos e crianças pelo uso de fraldas), entre outros.

Já a dermatite de contato alérgica é uma resposta imunológica contra as substâncias alergênicas. Os exemplos mais comuns são: alergia a parafenilenodiamina (corante encontrado em tintura de cabelo, maquiagem, tintura de roupa e tatuagem, etc), sulfato de níquel (encontrado nos metais como bijuterias, pulseira de relógio, cintos, armação de óculos, etc), hidroquinona (encontrado na borracha, cosméticos usados para tirar manchas de pele, etc). Nas mulheres é comum a alergia a esmalte de unha.

O poder alergizante está relacionado ao baixo peso molecular da substância e da sua capacidade de se combinar a proteínas existentes na pele. A industrialização tem aumentado a exposição a diversos produtos químicos e poluentes, propiciando assim o aumento de casos de dermatite de contato.

O diagnóstico da dermatite de contato é realizado através da história clinica, exame físico e testes de contato, e o tratamento consiste em afastar o paciente do agente causador, bem como fazer uso de medicamentos específicos.

Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

Artigos Relacionados

Curiosidades e Informações

Mitos e Verdades

Camarão Paciente alérgico a camarão não pode fazer uso de contrastesiodado FALSO A alergia a peixe, camarão

Leia mais »