Alergia ao Látex

O látex é uma seiva extraída de várias árvores, sendo a mais comum a seringueira "Hevea brasiliensis". É utilizado na produção da borracha natural, matéria prima de pneu de automóveis, luvas de borracha, balões de festas infantis, preservativos, produtos hospitalares, entre outros.  

A alergia ao látex vem aumentando, devido ao uso cada vez mais frequente de produtos derivados da borracha natural, como luvas e preservativos, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É importante esclarecer que a borracha natural ou produtos usados no processamento do látex, como tiuran e carbamatos, desencadeiam a alergia.  

Os sintomas podem ser diversos, desde lesões na pele (dermatite de contato), manifestações respiratórias (rinite ou asma) até reações anafiláticas graves.  

Alguns pacientes alérgicos ao látex podem apresentar reações ao ingerirem certos alimentos como abacate, abacaxi, batata, banana, maracujá, kiwi e melão, entre outros. É a chamada Síndrome Látex Alimentos.  

O diagnóstico é realizado através da história clinica, testes alérgicos, exames laboratoriais e Teste de Provocação (este último feito em ambiente hospitalar).  

Uma vez diagnosticado, a prevenção é de grande importância, através do uso de luvas de borracha sintéticas (vinil, nitrila, neoprene ou poliuretano), evitar contato com balões e bexigas, entre outros.  

Eventuais procedimentos cirúrgicos, deverão ser realizados em ambientes látex free, agendados no primeiro horário do dia, em que há menos partículas de látex dispersas no ar.

 

Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 8h às 18h

ENDEREÇO

Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22
(Próximo ao Metrô República)
Vila Buarque - São Paulo/SP

FALE CONOSCO

+55 (11) 3333-0802

+55 (11) 3333-2381

+55 (11) 3333-6295

+55 (11) 3221-9784

+55 (11) 98257-1840 - WhatsApp