Candidíase Vaginal

A candidíase (monilíase) é uma infecção genital que acomete homens e mulheres causada pelo fungo candida albicans

Nas mulheres, a denominada candidíase vaginal acarreta corrimento vaginal leitoso e grumoso, vermelhidão, irritação vulvar, ardor e prurido (coceira) genital. O prurido geralmente é intenso, podendo ocasionar edema na vulva e vagina, intensificando-se na época pré-menstrual, podendo vir acompanhado de dispaurenia (dor na relação sexual) e disúria (dor para urinar). Em alguns casos é comum que ocorra repetição da infecção.  

Para o tratamento, recomenda-se o uso de roupas largas e confortáveis, com preferência lingerie de algodão, pomadas, remédios antifúngicos e tratamento imunoterápico.  

O tratamento imunoterápico para candidíase vaginal é realizado a partir do extrato de cultura do fungo candida albicans e é indicado principalmente a mulheres que possuem infecções crônicas e de repetição e em que o existe um componente alérgico. Consiste em administrar gradualmente, em concentrações crescentes, extratos de candida albicans. O objetivo do tratamento é induzir um estado de ´tolerância imunológica´, ou seja, diminuir a frequência e intensidade dos sintomas frente ao fungo.  

Para o sucesso do tratamento é necessário que a imunoterapia para candidíase vaginal seja indicada a partir de avaliação clínica com médico ginecologista ou alergologista.

 

Este material tem caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico e tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 8h às 18h

ENDEREÇO

Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22
(Próximo ao Metrô República)
Vila Buarque - São Paulo/SP

FALE CONOSCO

+55 (11) 3333-0802

+55 (11) 3333-2381

+55 (11) 3333-6295

+55 (11) 3221-9784

+55 (11) 98257-1840 - WhatsApp